O vestibular da UFPR é super tradicional, mas é possível arrasar na prova com a dose certa de dedicação e organização. Para nos ajudar com as dicas, conversamos com o professor Mateos, de Química, que também é um dos coordenadores do curso Positivo.
O vestibular da UFPR é super tradicional, mas é possível arrasar na prova com a dose certa de dedicação e organização. Para nos ajudar com as dicas, conversamos com o professor Mateos, de Química, que também é um dos coordenadores do curso Positivo.
E aí, vestibulando? Tudo bem? Se você clicou neste conteúdo, é bem provável que esteja ansioso com a primeira fase da UFPR, certo? Se esse for o caso, pode ficar tranquilo. A gente vai passar um monte de dicas úteis para ajudar na sua preparação!
Continue a leitura e confira o que fazer depois de um ano inteiro de estudos, exercícios e simulados para aproveitar bem o seu tempo com a chegada à reta final do vestibular. Vamos lá!
Mantenha o ritmo de estudos
É bem comum ouvir que precisamos acelerar à medida que o dia da prova está chegando e, assim, tentar estudar o máximo possível de conteúdos antes do exame. No entanto, segundo o professor Mateos, essa é uma grande armadilha.
“Quando falta pouco para a prova, não podemos correr o risco de ultrapassar o limite do corpo e, ao pegar a prova na mão, estar tão cansado ao ponto de não conseguir resolver a prova.”
Então, nada de enlouquecer e fazer longas jornadas de estudo bem agora, ok? Mantenha o foco!
Cuide da sua saúde e do seu bem-estar
Outro detalhe muito importante envolve os cuidados com a sua saúde, tanto física quanto mental. Por isso, nada de esquecer de se cuidar, tá bom?
Mantenha uma rotina de atividades físicas, cuide da alimentação e tente dormir bem. Nunca se esqueça de que o nosso cérebro precisa de descanso para que possa funcionar direitinho e reter informações importantes para o aprendizado.
Por isso, aproveite também para tirar um tempo para descansar. É claro que estudar é a sua prioridade no momento, mas você não precisa (e nem deve!) fazer isso 24 horas por dia.
Faça provas antigas
Na reta final para a primeira fase da UFPR, também é interessante resolver provas antigas. Essa é uma técnica que ajuda com o conteúdo, permitindo que uma boa revisão seja feita.
Uma dica importante do professor Mateos para a semana antes do vestibular, é imprimir uma prova anterior da UFPR. “Não tanto para se preocupar com conteúdo e para resolver os testes, mas para se ambientar com a prova que vai ser apresentada para o aluno.”
“Se você pegar a prova pela primeira vez e não tiver o espaço que está acostumado, você pode se atrapalhar. Ficar ambientado com a prova é fundamental”, completa Mateos.
Foque em revisões
Você se dedicou o ano inteiro ao aprendizado dos conteúdos que vão cair na prova do vestibular, mas é bem provável que alguns conteúdos não estejam mais fresquinhos na sua cabeça.
Então, assistir aulas que revisem esses temas mais antigos é fundamental para evitar brancos na hora da prova e até mesmo para tirar dúvidas que você nem sabia que tinha nesse momento.
Conclusão
Não se esqueça de que você fez o que pôde durante o ano inteiro e deu o seu melhor. Agora, é hora de manter o ritmo e a confiança para que o resultado seja o esperado no dia da prova.
Gostou de conhecer essas dicas para mandar bem na primeira fase da UFPR? Esperamos que sim!
E para dar um up extra na reta final da sua preparação, você pode contar com o Superintensivo Positivo para a UFPR! Com ele, é possível ter uma semana de aulas