Logon
Skip Navigation LinksPré vestibular Curso Positivo > Sustentabilidade

Skip Navigation LinksSustentabilidade

O Grupo Positivo demonstra na prática o seu compromisso com a sociedade e o meio ambiente, realizando uma série de investimentos e iniciativas que, com o envolvimento de colaboradores, professores, alunos e parceiros, proporcionam a redução dos impactos ambientais e transformação social. Em 2012, lançou o Instituto Positivo (IP), que tem como missão "Contribuir para a transformação social das comunidades em que o Grupo Positivo atua, por meio da conexão de pessoas, talentos e conhecimentos".

 

O Instituto Positivo atua como indutor de práticas e implementa programas que posicionem ou ampliem a atuação em Responsabilidade Social do Grupo, além de compartilhar, entre as empresas e unidades educacionais, as melhores práticas exercidas por elas e pelo mercado. Atua também como gestor do Investimento Social Privado do Positivo e o direciona às seguintes áreas: Educação, de forma prioritária e seguindo a principal vocação do Grupo Positivo, Meio Ambiente Mobilização Social.

 

Implantação do Sistema de Gestão Ambiental –  Certificação ISO 14.001 no Curso Positivo - unidade Batel e Centro

O Positivo entende que exerce um papel importante na sensibilização e nos exemplos que as suas atitudes demonstram à sua a rede de alunos e parceiros. Mais dez unidades do Grupo Positivo são certificadas com a ISO 14.001, norma internacional entre as mais difundidas e respeitadas, que estabelece os requisitos para o funcionamento de um Sistema de Gestão Ambiental consistente. O SGA passou a ser implantado desde 2012 em quatro unidades do Colégio Positivo, em duas unidades do Curso Positivo, na Universidade Positivo, no Centro Tecnológico (unidades Batel e Ecoville) e na Administração Central do Grupo Positivo, em Curitiba (PR). As dez novas unidades seguem os exemplos da Posigraf e da Positivo Informática, que já possuem o SGA implantado e certificado.

 

Publicação do Relatório de Sustentabilidade

O Positivo publica anualmente o seu Relatório de Sustentabilidade, que segue a metodologia internacional Global Reporting Initiative (GRI). Esse documento é um importante instrumento de gestão, que auxilia no engajamento de suas diversas unidades, além de oferecer mais transparência sobre a sua atuação. Acesse http://www.positivo.com.br/instituto/sustentabilidade/

 

Programa Positivo de Voluntariado

O Programa conta com a dedicação do tempo e do talento dos seus colaboradores e alunos. Os Comitês de Voluntariado, instituídos em cada uma das unidades do Positivo, recebem formação constate e traduzem aos colaboradores e alunos as diretrizes do Programa. O objetivo é estimular a atuação voluntária em iniciativas de desenvolvimento da comunidade, com foco prioritário em Educação, principal vocação do Grupo Positivo. Os principais projetos são: Contação de Histórias, Ação Global em escolas e Programa de Financiamento de Projetos de Voluntariado.

 

Parceria com ONG formação Solidária

 

A ONG Formação Solidária já é conhecida dos professores do Positivo desde 2010, quando alguns iniciaram sua atuação como voluntários no curso pré-vestibular gratuito para estudantes de baixa renda em Curitiba. No início deste ano, além da atuação dos professores voluntários, o Positivo estabeleceu uma parceria com a ONG, por meio do Instituto Positivo e do Curso Positivo, para disponibilizar a cessão gratuita de uma sala de aula do Curso Positivo – sede Batel, assim como toda infraestrutura para o processo de seleção dos alunos. Com esta parceria, a Formação Solidária irá ampliar o número de atendimentos, de 240 para 363 jovens, aumentando, dessa forma, em mais de 50% a sua capacidade de atuação.

 

 Atualmente, dos 60 professores voluntários do Curso Formação Solidária, 20% são do Positivo, sendo alguns do Curso Positivo e outros do Colégio Positivo. Além dos professores voluntários, o material didático utilizado pela ONG também é do Positivo, permitindo que os alunos estudem com materiais atualizados e de excelente qualidade.

 

Essas ações refletem o compromisso assumido pelo Positivo em exercer o papel de educador e influenciador das práticas de responsabilidade social, com o propósito de formar cidadãos mais conscientes que contribuirão, no seu dia a dia, para uma sociedade melhor. Acesse o site do Instituto e conheça todos os projetos: www.institutopositivo.com.br.​​