Logon
Skip Navigation LinksPré vestibular Curso Positivo > Imprensa > Vestibulando tem férias?

Página de Notícias

 Vestibulando tem férias?


A pressão existente na luta por uma vaga em uma universidade faz com que alguns vestibulandos caiam na tentação de aproveitar cada segundo livre para se preparar ainda mais e ganhar vantagem diante da alta concorrência. Quando chegam as férias escolares, o período passa a ser visto, por muitos, não como um momento de descanso, mas como uma oportunidade de tirar dúvidas pendentes, realizar exercícios acumulados, ler obras literárias em haver ou revisar o conteúdo aprendido até então. Mas, afinal, o que é melhor? Abandonar por completo os estudos para recuperar energias a fim de começar o segundo semestre com a cabeça fresca ou se preparar ainda mais?

O professor João Pedro Alvarez Mateos, orientador de hábitos de estudos do Curso Positivo, comenta que o principal conselho que a instituição dá aos alunos que estão saindo de férias é que descansem realmente, sem reservar tempo para os estudos. "Um empregado trabalha cerca de 40 a 45 horas semanais e tem o seu descanso de 30 dias que é remunerado e garantido por lei, pois a sociedade reconhece que o repouso é necessário. Um aluno estuda cerca de 70 a 80 horas semanais e, muitas vezes, não quer ter duas semanas de descanso. O aluno precisa de férias para recuperar as forças", comenta Mateos.

O orientador do Curso Positivo, que também é professor de Química na instituição, conta, porém, que não é tão fácil para o vestibulando se desligar por completo dos conteúdos a serem estudados. Alguns alunos atendidos por ele dizem que sentem a consciência pesada se ficam uma ou duas semanas sem tocar nos livros. A estes, o professor aconselha de outra forma. "Com a consciência pesada não se consegue aproveitar as férias, dessa forma, oriento o aluno a ter contato apenas com os resumos das disciplinas, sem hora marcada, e a não querer estudar conteúdos novos em um ritmo acelerado", explica o professor.

Outra possibilidade de aproveitar as férias com tranquilidade sem se distanciar por completo do conteúdo do vestibular é ler as obras de literatura pedidas pelas instituições de ensino. "Leitura de ficção é entretenimento, e isso o aluno pode fazer a vontade", explica Mateos. Ficar atento às notícias dos veículos de comunicação também é uma boa pedida. "Recomendamos que o aluno leia, pelo menos, uma reportagem por dia para não ficar desatualizado", completa o professor.


Fonte: Seja Bixo!